Nossa região detém recordes de produtividade de milho; é referência no cultivo da cevada-cervejeira; importante produtora de trigo, soja e batata. E, ainda, centro de criação de bovinos da raça Charolês, entre outras raças e espécies animais.
Vemos com regularidade: empresários – professores – pesquisadores – acadêmicos universitários, se deslocando para diversos pontos do país e do mundo, a fim de visitar feiras e regiões agrícolas, como: Expoagro e AgroActiva (Argentina); Farm Progress Show (EUA); Agrishow – Ribeirão Preto (SP); Show Rural – Cascavel e, Expodireto – Não-me-Toque (RS). Para citar apenas as mais famosas.
O Paraná sem dúvida alguma é o grande celeiro do Brasil e, a nossa região, um dos valorosos Centros de Referência em Tecnologia Agrícola.
Estamos diante de um grande desafio que é mostrar para o país e para o mundo, as fortalezas existentes em nossos campos e nas nossas Instituições de Ensino e Pesquisas: FAPA, NATA/PR-UNICENTRO, UTFPR, etc.
Além desta característica ímpar que Guarapuava e a região possuem, contamos também com um ambiente natural exuberante, rico em água e matas, que ao lado da colonização suábio-alemã de Entre Rios e, do Salto São Francisco, nos tornam um “produto turístico” de fato, viável e passível de ser comercializado por Operadores Turísticos que hoje apenas emitem viagens/pacotes ou, eventualmente, recebem turistas vindos de outros pontos.
Nos últimos tempos, estamos recebendo visitantes oriundos da Argentina e da Europa, através de Operadores externos, para conhecer algumas propriedades agrícolas tecnificadas existentes. Foram vários Grupos seguidos, que infelizmente, não puderam ser mais bem aproveitados e, atendidos, por conta da falta de um receptivo local.
Desejamos ressaltar com isso, que há sim grande potencial turístico em nossa região e, que mesmo diante da falta de infraestrutura receptiva, o fluxo já vem acontecendo, ainda que de forma incipiente.
Finalmente, é preciso lembrar que além das propriedades locais e das Entidades de Produção, Ensino e Pesquisas, existente, contamos também com Eventos Tecnológicos expressivos, como: a Expo Brasil de Charolês, a Expoguá e, o WinterShow. Este último, inclusive, figura como o principal Evento nacional em culturas de inverno.
Transformar em serviços e negócios todos estes atrativos é papel de todos que labutam não apenas no setor de agronegócios, mas, especialmente, de todos que atuam no comércio e no segmento de serviços.
* É Secretário de Turismo em Guarapuava e diretor de Turismo Aéreo – Marítimo e Terrestre do Fórum Paranaense de Secretários e Dirigentes de Turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário